27 de mar. de 2009

Estamos chegando à semana de celebrações cristãs da festa da Páscoa. A Casa Chico Mendes, mesmo não sendo confessional, considera importante celebrar este momento com a comunidade. Afinal, precisamos acreditar que a vida precisa ser festejada, celebrada, defendida.
Assombra-nos o fato de que viver é bom. Temos aprendido que viver é muito bom, mesmo em uma comunidade que tem várias dimensões de sua vida ameaçada, insultada.
A Polícia vem à noite e comete violências contra aqueles que estão nas ruas; a prefeitura manda avisar que várias pessoas vão ser despejadas de suas casas; a comunidade tem que se reunir prar pedir o óbvio, como médicos para o posto de saúde; uma criança cai e se machuca em um monte de lajotas que estão jogadas por aí; outras crianças brincam diariamente numa quadra de esportes mal acabada e que foi inaugarada às pressas antes do 03 de outubro... e por aí vai.
Poderíamos pensar que este é um lugar horroroso.
No entanto as crianças brincam, os jovens namoram, ouvem música, dançam; as mulheres dão garagalhadas saborosas, homens formam times de futebol, etc, etc. Enfim, a comunidade não aceita a pecha de vítima, de coitada. Portanto, não adianta ter pena, pois aqui não se precisa deste sentimento bobão. Aceita-se sim companheiros que queiram participar da vida que flui em todas as ruas e becos. Aceita-se e convida-se para celebrar a vida que nos enfrenta com nossos sentimentos de poderosos que podem ajudar com nossos saberes e poderes....
A comunidade acolhe cheia de gentileza a todos e todas que acreditam que é bom viver. E viver é arriscar-se, é aventurar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário